sábado, 7 de junho de 2008

Vaso Chinês




Uma velha senhora chinesa possuía dois grandes vasos, cada um suspensona extremidade de uma vara que ela carregava nas costas.
Um dos vasos era rachado e o outro era perfeito. Este último estavasempre cheio de água ao fim da longa caminhada do rio até casa,enquanto o rachado chegava meio vazio.Durante muito tempo a coisa foi andando assim, com a senhora chegandoa casa somente com um vaso e meio de água.
Naturalmente o vaso perfeito era muito orgulhoso do próprio resultadoe o pobre vaso rachado tinha vergonha do seu defeito, de conseguirfazer só a metade daquilo que deveria fazer.
Depois de dois anos, reflectindo sobre a própria amarga derrota de ser'rachado', o vaso falou com a senhora durante o caminho: 'Tenhovergonha de mim mesmo, porque esta rachadura que eu tenho faz-meperder metade da água durante o caminho até a sua casa...'
A velhinha sorriu:Reparaste que lindas flores há somente do teu lado do caminho? Eusempre soube do teu defeito e portanto plantei sementes de flores nabeira da estrada do teu lado. E todos os dia, enquanto a gentevoltava, tu regava-las.Durante dois anos pude recolher aquelas belíssimas flores paraenfeitar a mesa. Se tu não fosses como és, eu não teria tido aquelasmaravilhas na minha casa.Cada um de nós tem o seu próprio defeito. Mas é o defeito que cada umde nós tem, que faz com que nossa convivência seja interessante egratificante.

É preciso aceitar cada um pelo que é... E descobrir o que há de bomnele.'Portanto, meu 'defeituoso' amigo/a, tenha um bom dia e lembre-se deregar as flores do seu lado do caminho...








Sem comentários: